segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Controlando Pregos e Motores

Introdução

Na ultima atualização, houve um pequeno enigma. Como premiação deste enigma, ganhamos o poder de controlar a velocidade e a potência da rotação. Como dito no post mencionado, Mp="X" controla a potência e Mv="X" controla a velocidade.

Mp="X"

Primeiramente vou explicar cada um dos termos para depois ensinar a aplicar ele nos mapas. Para este primeiro termo, o que controla a potência, controlamos a força que o prego age em cima do item dinâmico. Se o X tiver um valor baixo, o prego poderá ser maleável e também poderá ser parado pelo shaman. Se ele for alto, não terá como parar a rotação dele. Tudo depende do número que você colocar.

    Xml com exemplo de dois pregos com potências diferente, observe que ambas possuem a mesma velocidade de rotação, porém a terra não possui força suficiente para girar, que é a ação da potência.

<C><P F="0" /><Z><S><S P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="800" H="60" X="400" Y="370" T="6" /><S P="1,0,0.3,0.2,0,0,30,0" L="10" H="200" X="300" Y="200" T="0" /><S P="1,0,0.3,0.2,0,0,30,0" L="10" H="200" X="500" Y="200" T="5" /></S><D><T Y="340" X="76" /><F Y="335" X="745" /></D><O><O P="0" X="300" C="12" Mv="20" Y="200" Mp="200000" /><O P="0" X="500" C="12" Mv="20" Y="200" Mp="50" /></O></Z></C>

Mv="X"

Já para o termo da velocidade, que é muito mais simples, basta modificar o valor de X para que ele mude a velocidade de rotação. Quanto maior o X, mais rápido ele girará.

    XML com 2 pregos com velocidade de rotação diferentes, ambos possuem potência alta.

<C><P F="0" /><Z><S><S P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="800" H="60" X="400" Y="370" T="6" /><S P="1,0,0.3,0.2,0,0,30,0" L="10" H="200" X="300" Y="200" T="0" /><S P="1,0,0.3,0.2,0,0,30,0" L="10" H="200" X="500" Y="200" T="5" /></S><D><T Y="340" X="76" /><F Y="335" X="745" /></D><O><O P="0" X="300" C="12" Mv="20" Y="200" Mp="200000" /><O P="0" X="500" C="12" Mv="2" Y="200" Mp="200000" /></O></Z></C>

Como Aplicar

Por enquanto essas funções não estão inseridas no editor de mapas, porém elas podem ser colocadas por edição de xml. Para isso copie a XML de um mapa com um prego motor e cole no bloco de notas. Com ajuda da ferramenta de procurar (Ctrl+F) ou apenas olhando, procure por uma sentença parecida com isso <C><P /><Z><S /><D /><O><O X="400" C="12" Y="200" P="0" /></O></Z></C>, note que o valor do C="" (em negrito) pode ser 12,13,15 ou 16, lembrando que a sentença pode variar de mapa para mapa.

Logo em seguida adicione os seguintes valores antes do X="": Mp="Coloque a potência que você quer aqui" e Mv="Coloque a velocidade que você quer aqui". Feito isso, a sua XML ficará parecida com isto <C><P /><Z><S /><D /><O><O Mp="100000" Mv="30" X="400" C="12" Y="200" P="0" /></O></Z></C>. Agora basta copiar e colar ela no Editor de Mapas e continuar o seu mapa, a velocidade ja estará definida.

Controlando o sentindo da Rotação

Com a nova atualização, case você modificar as propriedades de um prego, ele girará apenas para um lado, independente do prego selecionado. Para modificar o sentido da rotação, basta colocar um número negativo na função Mv=””. Se o número for positivo, o prego girará no sentido horário, se o número for negativo, ele girará no sentido anti- horário.

Curiosidades
Enviando o piso para o (0,0) através de Mp ou Mv inválido

Caso você deixar um motor com Mp="" e/ou Mv="" inválido (Mv="Inválido" por exemplo), os pisos que estiverem presos à ele serão enviados para o 0,0 , sendo possível fazer no -b sem desperdício de pisos, caso o prego selecionado seja um prego vermelho.

Rotação com aceleração

Quando um prego possui Mp="" baixo e Mv="" alto, o piso ou item começará girando lentamente e aumentará a velocidade de rotação progressivamente.

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